Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ÁGUA DE MONCHIQUE, elixir da longa vida

O precioso elixir da longa vida almejado pelos alquimistas foi descoberto nas Caldas de Monchique. Já os Romanos aqui construíram um Balneário, beberam  dessa poção mágica a que chamavam "Águas Sagradas", que sai das termas a uma temperatura de 32.ºC. Estas águas minero-medicinais ricas em bicabornatos,sulfatos, fluoretos,nitratos, cálcio, magnésio, sódio e potássio, concorreu  com as principais aguas prémium de todo o mundo, onde figuravam as águas de excelência  a "Voss" da Noruega e a "Fine" japonesa e foi considerada a água mais pura do mundo vinda de aquífero natural puro.


O chanceler da Confraria da Água de Portugal, Belmiro Couto, reconheceu que a água de Monchique deve figurar ao lado das melhores águas gastronómicas do mundo, devendo ser considerada como produto gourmet. Estas termas medicinais foram muito apreciadas pela aristrocracia do Sec. XIX e muito procuradas no sec.XX para afeções das vias respiratórias, doenças musculo-esqueléticas. Segundo alguns testemunhos de pessoas da Nave do Barão, as pessoas com mais posses na aldeia iam anualmente a banhos nas Termas das Caldas de Monchique e o meu avô António Sarmento assegurava o transporte de pessoas e bens no seu carro de besta tradicional, que era movido graças à energia da palha, que o seu macho transformava em energia motora.
Estudos científicos recentes comprovam que é muito recomendada para hidratar e tratar a pele, combater a osteoporose, mas também porque RETARDA O ENVELHECIMENTO, aumenta a proteção antioxidante e ajuda as defesas do nosso corpo.
Como conseguem estas águas mágicas retardar o envelhecimento? -----------------------------------------
Segundo os especialistas o nosso sangue tem um PH médio de 7,365, sendo por isso ligeiramente mais alcalino do que ácido. Com o envelhecimento vai diminuindo a percentagem de água no corpo e há uma tendência para acidificação e esta água devido ao seu PH de 9.4, o mais elevado das águas de Portugal, ajuda a contrariar essa tendência, tendo um efeito rejuvenescedor das células do nosso corpo.Também o stress, a poluição, o tabagismo e a atividade física intensa aumentam a produção de ácido pelas células, sendo por isso também recomendável para idades menos veteranas.
Este elixir da juventude pode ser adquirido em alguns supermercados por preços muito económicos (pode ver a lista de distribuição em http://www.aguamonchique.pt/ ) e foi descoberto pelos orientais ( sobretudo China, Macau, Hong Kong), para onde é exportada cerca de 30% da produção termal.

Chic são as novas garrafas das águas de Monchique
As Caldas de Monchique são um local calmo, convidativo, tem uma vegetação luxuriante e é onde se pode encontrar a maior Magnólia da Europa.

5 comentários:

  1. Encontro-me em Tavira Algarve, aonde poderei adquirir a agua de Monchique, na zona ninguém a comercializa. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. A água de Monchique está à venda na generalidade das grandes superfícies, talvez com excepção no Pingo Doce. Contudo pode ser adquirida muito barata no Jumbo e no Continente com a designação de água mineral ou H2O. Para verificar se é água de Monchique verifique se o PH é 9,6. As restantes águas têm PH entre o 5 e 0 7. Na ficha técnica podemos ler em letra muidinha que foi captada na Serra de Monchique.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia senhores, gostaria de saber qual é o orp da água de Monchique. 9,5 é um ph maravilhoso mas também conta a condutividade da água. Muito grata
    Susana vieira

    ResponderEliminar
  4. Agradeço à Susana a questão pertinente que coloca mostrando ser bastante conhecedora das propriedades das água minerais. No caso da Água de Monchique o seu ORP (Redução do Potencial Oxidante é - 139,3 MU, o que conjuntamente com o PH a torna uma água excelente para combater o envelhecimento celular.

    ResponderEliminar
  5. Olá tenho um projeto inovador de hidroterapia com o meu método inovador ÁCQUA AMOROTIKAHEALING ® e gostaria de utilizar a água de Monchique, pois o meu método encaixa maravilhosamente nessa água.
    Procuro sócia/o ou investidora/o
    GRATIDÃO
    PROF. ZEKA REIS
    TERAPEUTA CRÍSTICO/QUÂNTICO

    ResponderEliminar

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.