Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sábado, 17 de agosto de 2013

OS ALGARVIOS SÃO MARAFADOS

Folheando o IV volume da Etnografia Portuguesa de Leite de Vasconcelos, descobrimos o retrato psicológico do Algarvio, que ainda hoje parece muito atual. "Os homens (algarvios) são laboriosos, ativos, industriosos....São em geral de boa índole, agasalhadores e hospitaleiros" p.587. "ao contário do Alentejano, tudo o interessa, de tudo fala, agita-se em permanência, com uma vivacidade quase infantil. No Algarve não há o silêncio e a impossibilidade: há o movimento constante, o falar, o cantar..." p.558.
"as mulheres algarvias são espitituosas e engraçadas, ataviam-se com graça;fabricam lindas obras de palma, pita, figo e rendas de linha" p.588 citando Silva Lopes...."no Algarve (...),os naturais não são capazes de estar um minuto calados" p588, citando Oliveira Martins"..." raça muito trabalhadora... de génio alegre, sempre cantando canções vivas e caratacterísticas, que estão em completa harmonia com a alegria da paisagem do Algarve" p.590, citando Tomás Cabreira." O Algarvio, se não fala arrebenta." notas do autor. p.592. Conta-se numa anedota da Mexilhoeira Grande que D. João VI, indo num navio com dois algarvios, prometeu quatro moedas de ouro para eles estarem calados uma hora. Eles estiveram uns minutos e disseram:- Não podemos estar sem falar,Real Senhor. Não queremos cá saber do dinheiro" p.593.
Fotos do jantar de Natal em 2007, na Associação Os Barões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.