Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

GAIOLA DOURADA- Um sucesso no Cinema

Este filme que o cineasta luso-descendente Ruben Alves dedicou aos seus pais emigrantes em França, retrata com humor mas também com alguma seriedade a vida do José e de Maria, emigrantes em França há mais de três décadas, ela porteira num bairro de classe média francesa e ele um trabalhador da construção civil, reconhecido pela sua competência.Tornou-se um sucesso em França visto por mais de um milhão de pessoas e em Portugal está quase a atingir os 300 mil espetadores. O argumento de co-autoria do próprio realizador com Jean-André Yerlès e Hugo Gélin, evoca a vida de muitos emigrantes que partiram na década de sessenta, da Nave do Barão e doutras regiões do nosso país, em busca de uma vida melhor. Os dramas da emigração, o trabalho duro, o modo como os portugueses são olhados pelos franceses as saudades da sua terra Natal,os filhos entretanto nascidos em França divergindo culturalmente dos seus pais, os conflitos de expetativas entre as novas gerações e os seus pais, o regresso à terra mãe, ... convidam-nos para um olhar mais atento e uma reflexão mais profunda sobre o fenómeno da emigração no nosso país. Se ontem eram os governantes a criar resistência à partida dos portugueses para terras distantes, hoje é um primeiro ministro e a sua equipa governativa que incentiva os jovens,muitos altamente qualificados, a procurar os caminhos da emigração, desbaratando o investimento que as famílias e o país fizeram na educação da mais bem formada geração que jamais conhecemos. Em tempo de crise e de mágoa pelas políticas responsáveis pelo empobrecimento e infelicidade do nosso povo, este filme ajuda a reencontrar a esperança e alegria de viver, graças a um excelente elenco de artistas portugueses e franceses. Elenco: Rita Blanco, Joaquim de Almeida,Roland Giraud, Chantal Lauby,Barbara Cabrita, Lannick Gautry, Maria Vieira,Jacqueline Corado,Jean-Pierre Martins,Alex Alves Pereira,Sergio da Silva,Nicole Croisille,Bertrand Combe,Ludivine de Chastenet,Alexandre Ruscher,Paul Ruscher,Alice Isaaz,Ruben Alves,Oliver Rosemberg,Yann Roussel.

2 comentários:

  1. Halter : Any halter design can be used with several necklines.
    It will look beautiful and take the pretty girl take a look closely even prettier.
    The trends today lean toward specialized sleeves, hemlines
    and also small details. The black sequins make which dress perfect for black tie happening.
    http://www.poppart.net/

    ResponderEliminar
  2. 時の場合あなたの最初時間購入、リュックサックのために行く標準男性の肩トートバッグ。チル:
    同様あなた目覚めまで、スプラッシュあなたの全体に直面する冷たい水をプロンプト血液循環プラス鮮度を保持します。ショルダー バッグ

    ResponderEliminar

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.