Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

BANHO DE SANTA ROSA NA FONTE SANTA EM QUARTEIRA

No Dia 30 de Agosto, dia de Santa Rosa, vindos com antecedência em burros e carroças da Nave do Barão e do Barrocal Algarvio, eram muit@s @s que se reuniam na Fonte Santa em Quarteira, para participar no banho santo, que segundo a crença popular tinha poderes curativos para muitas doenças e más formações, mas sobretudo doenças da pele, dores e reumatismo. Os muitos visitantes aqui reunidos montavam arraiais nas imediações da Fonte Santa e formavam uma espécie de feira com comidas e diversões, onde não faltava a música e os bailaricos. No o blogue Marafações de uma louletana é citada a “Monografia do Concelho de Loulé” (1905),onde Ataíde de Oliveira se refere à Fonte Santa: “Ao Sul da freguezia de S. Clemente de Loulé existe uma copiosa fonte, chamada a Fonte Santa, cujas águas são de maravilhosos effeitos para doenças cutâneas, para dôres e mais doenças rheumaticas.”Segundo algumas investigações históricas o romanos já teriam utilizado este local para fins termais.As propriedades destas águas cloretadas sódicas e bicarbonetadas cálcias, foram investigadas nos anos trinta do século passado, e comprovadas pelo Instituto de Hidrologia de Lisboa que emitiu em 1967 o seguinte parecer:" recordam algumas águas da Estremadura, de cronograma bastante aproximado, como Cadafais, Pedrógão, Verride, Convento da Visitação, S. Marçal, Vimeiro e Zambujal”, sendo eficazes no combate de doenças tais como “reumatismo, doenças de pele, afecções digestivas […]”.Hoje este património natural que era acessível a todos os que queriam usufruir das suas virtudes, foi confiscado para usufruto apenas dos residentes nos empreendimentos turísticos ali construídos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.