Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sábado, 27 de julho de 2013

ROSA ALBARDEIRA - AINDA EXISTE NA NAVE DO BARÃO

A Rosa Albardeira é uma planta ornamental, da família ranunculaceae, com um período curto de duração da flor, no início da Primavera. Cresce nos lugares pedregosos e sombrios do barrocal algarvio e na zona de Monchique, pode atingir 40 cm de altura, tem flores cor lindíssima de rosa púrpura e estames numerosos e amarelos ao centro. Devido às alterações do habitat, nomeadamente o abandono do pomar típico do barrocal à base de alfarrobeira, amendoeira, figueira e oliveira corre o risco de figurar entre as espécies autóctones em vias de extinção. É uma planta medicinal com propriedades anti-espamódicas e vasoconstitoras. Utilizavam-se as raízes e a flor mas não era aconselhável a mulheres grávidas. As sementes são venenosas. Na Nave do Barão ainda há alguns nichos cada vez mais raros, na vertente sul, menos exposta do sol e geralmente debaixo de alfarrobeiras e azinheiras. Antigamente era também utilizada para fins decorativos mas desde que foi considerada uma planta em extinção,o residentes deixaram de ter essas práticas. Para eventuais visitantes estrangeiros publicamos o texto equivalente em Inglês. Western Iberian Peony Plant from the Ranunculaceae Fammily. Plant till 40 com high. It,s vry ornamental but with a short duration of the flower. It blooms from March till June. It gnows in stony places of the barrocal and Monchique. Adaptação do livro Plantas do Algarve, edições Afrontamento

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.