Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

A LUA TERÁ INFLUÊNCIA NO SONO? SERÁ MAIS DIFÍCIL OU MAIS FÁCIL DORMIR NA LUA CHEIA?

São conhecidas as recomendações do Borda D’Água para que se tenham em conta as fases da Lua para certas atividades agrícolas : cortes e podas de árvores, tosquias de animais devem feitas no quarto minguante e para algumas sementeiras e plantações recomenda-se o quarto crescente. Não havia no entanto evidências científicas de que a Lua teria influência no sono. Muito recentemente alguns cientistas fizeram estudos e acreditam que quando a Lua se apresenta cheia há uma maior dificuldade em adormecer. Segundo o estudo realizado numa universidade Suíça com 33 voluntários há uma relação direta entre o sono e as fases da Lua. O fenómeno deve-se à existência de um "relógio circalunar" no corpo humano. "O ciclo lunar parece influenciar o sono humano, mesmo quando não se vê a lua e quando não se tem consciência da fase lunar atual", explica Christian Cajohen, co-autor do estudo, da Universidade de Basel, na Suíça . Para este biólogo, os resultados da investigação da sua equipa, publicados na edição deste mês da Current Biology, podem provar a existência de um "relógio circalunar". Este relógio, que funciona como um relógio biológico interno programado nos genes dos humanos, faz com que as pessoas demorem mais tempo a adormecer quando a lua se apresenta cheia e, quando finalmente conseguem, o sono revela-se mais leve - o que significa que dormimos menos. Esta investigação analisou os padrões de sono de 33 voluntários: verificou-se que com a lua cheia os participantes mostraram uma redução de 30% de actividade cerebral relacionada com o sono profundo. Artigo publicado em: http://visao.sapo.pt/e-mais-dificil-dormir-quando-esta-lua-cheia=f742895#ixzz2aA7ue3Se

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.