Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

COM ESTE TEMPO QUENTE VENHA O ARJAMOLHO

O Arjamolho é uma refeição típica do Barrocal algarvio, equivalente ao Gaspacho alentejano ou andaluz, que as pessoas das aldeias rurais comem ao almoço, para refrescar depois de uma manhã de trabalho no campo, nos quentes dias de Agosto. É uma refeição fácil de fazer que recupera o pão duro e utiliza os produtos estivais produzidos na horta, geralmente no quintal ou almeixar junto das casas.
Este manjar tradicional é quase sempre acompanhado com sardinhas e carapaus assados ou fritos e pode ser enriquecida a gosto,  usando de alguma imaginação, tornando ainda mais apetecível e diversificada esta refrescante refeição.
Há certamente várias maneiras de fazer mas vou partilhar aqui a receita que aprendi com a minha avó Jacinta e com a minha mãe Rosa e algumas pequenas inovações que introduzo, inspirado num gaspacho que comi no restaurante Brazão em Alcácer do Sal.
A receita tradicional varia de terra para terra, não é muito rigorosa nas quantidades pois utiliza o que está disponível em casa, podendo abdicar de algum dos componentes em função do gosto de cada um.


  • 200 a 300 grs de tomates maduros ;
  • 3 dentes de alho ;
  • 1 cebola pequena
  • 1 pimento verde ;
  • 20 a 50 grs de pepino
  • 1 dl de azeite ;
  • 2 cls de vinagre ;
  • 200 a 300 grs de pão caseiro duro ;
  • oregãos q.b. e sal grosso
  • 1 litro de água  fresca e cubos de gelo
Cortam-se em cubos  pequenos os tomates, o pimento, o pão, os alhos, a cebola e o pepino.
Antigamente moía-se num almofariz os alhos, uma porção do tomate maduro, da cebola, do sal e oregãos, regando com azeite enquanto se esmagavam esses ingredientes. Mas se utilizarmos a varinha mágica, a bimbi ou outro eletrodoméstico equivalente, basta colocar no copo e em poucos segundos temos feito o molho que vai dar o sabor tradicional ao Arjamolho.
Depois é juntar tudo num grande prato,  alguidar ou panela, regar com água fresca e cubos de gelo, mexer com uma colher e ir acrescentando o vinagre, provando até se aproximar do sabor tradicional ou do gosto pessoal de que está com a mão na massa.
Com as sobras do arjamolho, que pode ser um pouco mais acrescentado, usando a varinha mágica podemos liquefazer tudo e obtemos um gaspacho andaluz, onde podemos colocar um raminho de hortelã, que decora e aromatiza esta espécie de sopa bem fresquinha.

ALGUMAS PEQUENAS INOVAÇÕES
Se juntarmos um pouco fruta da época cortada em cubos pequenos, por exemplo o melão ou meloa, o pêssego, o ananás, a maçã, a pêra, o kiwi, ou até uns pedacinhos de presunto, bacon, azeitonas sem caroço, tornamos esta refeição ainda mais gostosa e apelativa.

Chaminé do Tio Lourenço na Nave do Barão
Desejo-vos bom apetite e que fiquem tão satisfeitos como fica a minha família, alguns amigos e até estrangeiros que procuram a Casa da Tita para umas férias diferentes




Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.