Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ORNITOLOGIA-ANILHAGEM CIENTÍFICA DE AVES NA FONTE BENÉMOLA

Na Fonte Benémola, no murmúrio de águas cristalinas, entre vegetação luxuriante, habita uma imensa variedade de aves residentes e acolhe temporariamente muitas espécies migratórias, vindas do norte da Europa ou de África. 
Neste paradisíaco recanto do Barrocal Algarvio, há um ornitólogo que há quase duas décadas, desenvolve de forma persistente e continuada, todos os sábados de manhã, a captura, estudo e anilhagem científica de aves, fornecendo ao ICN preciosa informação para conhecimento científico da avifauna da região e dos percurso migratórios das aves visitantes.
Sem qualquer remuneração ou fonte de financiamento oficial, o Sr. António Marques, termina a sua atividade profissional no Café Aquário em Faro, e, pelas 3 horas da madrugada vem montar as redes onde serão capturadas as aves que serão objeto de estudo ao raiar de um novo dia. 
Esta atividade meritória é verdadeiramente fascinante e pode ser partilhada por quem aceita o desafio de acordar cedo, ao sábado de manhã, para assistir e participar nesta aventura do conhecimento, com a mestria de alguém que investe o seu tempo ao serviço de uma nobre causa ambiental.
A Casa da Tita, unidade de Turismo Rural da Nave do Barão, tem vindo a divulgar junto dos seus clientes esta atividade meritória, acompanhando grupos interessados em vivenciar estas experiências ornitológicas.
No passado sábado, 13 de agosto, estivemos de novo com um casal de espanhois, que ficaram encantados com esta experiência singular, proporcionada pelo Sr. António e pela equipa de colaboradores composta pelo Tiago. pela Filipa e pelo Guillhoume.
As fotos que a seguir publicamos pretendem ilustrar os diferentes momentos deste percurso formativo simplesmente deslumbrante.
A captura numa das redes

Retirando com cuidado as aves capturadas

Por vezes não é fácil esta tarefa

As aves são colocadas em sacos opacos até serem estudados

Os investigadores partilham conhecimentos e esclarecem dúvidas

As andorinhas juvenis foram a grande novidade neste sábado

As penas fornecem informações muito importantes

Medindo as dimensões da asa
Partilhando as descobertas realizadas

A balança permite registar o peso de cada ave

A observação fornece dados importantes


O alicate ajusta-se ao tamanho das anilhas que variam com o tipo de ave

As informações ficam registadas e são enviadas para o ICN

A restituição à liberdade é um momento muito emocionante

O Sr. António é um mestre e um pedagogo paciente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.