Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sábado, 3 de setembro de 2016

CANÍCULAS DE AGOSTO- A SABEDORIA POPULAR NA PREVISÃO DO TEMPO

Os mais antigos ainda se lembram das Canículas de Agosto que usavam para fazer a previsão do tempo durante o mês de Agosto e no ano seguinte. Canícula seria sinal de calor, de tempo soalheiro, de tempo quase insuportável. Com base em estudos empíricos, sem uma aparente base científica, na Nave do Barão, como noutras aldeias do Algarve e Alentejo, tentavam prever o tempo e concluíram que o mês de Agosto tinha um comportamento climático inspirado nos meses do ano. O Borda d'Água, almanaque português editado desde 1929 pela Editorial Minerva, tem dado divulgado esta e outras tradições características do mundo rural.
Fotografia do Sol em  Agosto de 1973 enviada pelo satélite Skylab
Curiosamente o Centro de estudos Geográficos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, veio de certo modo avalizar com estudos científicos esta crença popular.
Segundo esta crença Agosto tirava o dia 1 para ele e até o dia 12 arremedava os restantes meses do ano. Assim o dia 2 teria uma manhã seca e fresca imitando o mês de Janeiro do próximo ano, o dia 3 antecipava o mês de Fevereiro, o dia 4 tempo húmido e seco com algumas nuvens, o dia 5 seria primaveril com possibilidade de chuviscos (Abril àguas mil), o dia 6 equivaleria a Maio, o dia 7 a Junho, o dia 8 a Julho, o dia 9 a Agosto, o dia 10 a Setembro, o dia 11 a Outubro, o dia 12 a Novembro e o dia 13 a Dezembro. Agosto tiraria o dia 14 para ele, iniciando-se as caniculares no dia 15 com Janeiro e por aí adiante até ao dia 26, que fecharia com Dezembro, tirando Agosto os restantes dias para ele.
Esta mitologia pode ter sido iniciada na Babilónia, apropriada pelo gregos e mais tarde pelos romanos, mas as mudanças climáticas observadas nos últimos milénios e a alteração do calendário Juliano, introduzido por  Júlio César 46 anos a.C,, feita em 1582 pelo Papa Gregório XIII, não permitem fazer uma transposição para os nossos dias.


Super Lua de Agosto




1 comentário:

  1. Interessante, mas a se verificar isto o próximo ano será de muito pouca chuva

    ResponderEliminar

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.