Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sábado, 21 de outubro de 2017

MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE(S) NA NAVE DO BARÃO

Foi criado um grupo de trabalho que está a recolher registos escritos, testemunhos orais, fotografias  e elementos sobre a história da Nave do Barão, que virá a dar lugar à edição de um livro que pretende preservar memória, escrever a história e revelar traços identitários desta aldeia situada no coração do Algarve Central. 
A equipa conta neste momento com dezena e meia de aderentes, que tendo em conta os interesses e motivações de cada um dos protagonistas, vai reunindo um fundo documental com poesia popular, gastronomia local, mezinhas e benzeduras, tradições e relatos orais, iconografia e apontamentos diversos.
Trata-se de uma obra coletiva onde todos os que quiserem colaborar são bem vindos. E a colaboração pode ser simplesmente a cedência temporária para digitalização de fotografias antigas, recordações ou apontamentos de memórias orais, tradições, hábitos usos e costumes, elementos recolhidos sobre o passado próximo ou distante,...Os interessados neste percurso cooperativo de investigação, podem manifestar a sua disponibilidade junto destes novos argonautas que querem viajar no espaço-tempo para eternizar no papel estórias, memórias e identidades da Nave do Barão.
Foto cedida pela Maria Dias, tirada em frente da Venda do Tio Pires

Foto cedida pela Júlia Pies de uma classe com a professora primária.

O Grupo de Trabalho é composto neste momento pelo Alex Morgan, Angelina Guerreiro, Elisabete Luz, Fernanda Serra, Carlos Graça, Cátia Gomes, João Graça, Joaquim António, José Graça, Júlia Pires, Madalena Batista, Maria Dias, Nuno Sacramento, Sérgio Guerreiro e Sónia Morgan. 

3 comentários:

  1. Bom dia, pesquisando dados da minha família cheguei por puro acaso ao seu interessante site. A professora de primária na segunda foto é a minha querida e recordada avó; Rita Rocha Guerreiro, professora em várias escolas da região durante esses anos. Cumprimentos Oswaldo Guerreiro.

    ResponderEliminar
  2. Acrescentando ao meu comentário há mais de um mês atrás, parte da familia emigrou para a Venezuela onde eu nasci, mais apenas recentemente descobri tenho algumas raízes familiares antigas na Nave do Barão e por tanto gostaria mesmo de entrar em contato com alguém do grupo, mesmo seja so para dizer olá. o meu email: ojguerreiro@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Ficamos contentes pelos comentários de Oswaldo Guerreiro que pela descrição será um primo afastado geograficamente da família Guerreiro. estamos a trabalhar na memória da Nave e estas informações são preciosas.
    Obrigado Oswaldo, abraço baronense

    ResponderEliminar

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.