Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

MAIS UMA DESCOBERTA DO GENOMA HUMANO

DESCOBERTO O GENE DA DEPRESSÃO
"Até agora não se tinha encontrado um único gene que fosse catalisador da depressão", afirmou à agência Efe a bióloga Tatiana Axenovitch, professora no Instituto de Citologia e Genética de Novosibirsk, na Sibéria."Por exemplo, com a ajuda do gene poder-se-á investigar mais profundamente o mecanismo que faz aparecer os sintomas depressivos", destacou.
A investigadora afirmou que "as circunstâncias da vida e o stress a que se está sujeito são fatores decisivos" e salientou a dificuldade de fazer um diagnóstico, porque a doença se manifesta com gravidade, intensidade, duração e frequência diferentes
"Por exemplo, com a ajuda do gene poder-se-á investigar mais profundamente o mecanismo que faz aparecer os sintomas depressivos", destacou.
A investigadora afirmou que "as circunstâncias da vida e o stress a que se está sujeito são fatores decisivos" e salientou a dificuldade de fazer um diagnóstico, porque a doença se manifesta com gravidade, intensidade, duração e frequência diferentes.

Esta aventura fascinante do Genoma Humano é um desafio inquietante na busca do conhecimento sobre as características e comportamentos de cada um de nós. Promessa de futuro? Todas as descobertas científicas podem ser utilizadas para fins mais ou menos generosos. A genética não foge à regra mas vale a pena acreditar num devir mais saudável e fraterno.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.