Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

domingo, 5 de junho de 2016

ENXERTIA COM O ZÉ MARIA

Tinha já falado em tempos com o José Maria, o grande mestre de chaminés da Nave do Barão e ele foi dizendo que só lá para maio e junho é que seria bom para enxertar as laranjeiras bravas que tenho na Horta.
Hoje foi o dia da lição de enxertia e logo pelas nove horas lá estava o Divino Mestre (assim é conhecido na aldeia) sentado à minha espera. Fomos buscar os enxertos (cavaleiro) à minha tia Teresa e seguiu-se a atividade experimental no porta-enxertos (cavalo), que fui acompanhando e fotografando.
Com muita precisão e concentração tirou do cavalo uma pele de ramo de laranjeira jovem, deu-lhe a forma de cunha, fez uma incisão no tronco a implantar e com mestria incorporou essa cunha no interior da árvore a enxertar, com a preocupação de encostar bem a pele do enxerto e porta enxerto na zona superior, com  corte direito.
Depois envolveu toda a zona e o enxerto com uma fita de plástico improvisada, que será removida daqui a 17 dias para ver o resultado. Pelo meio foi dizendo que a árvore enxertada estava pouco viçosa e será natural que não tenham sucesso todas as enxertias...Agora é esperar para ver.


 A ENXERTIA CIÊNCIA E MAGIA
A arte de união de tecidos de duas plantas diferentes já é muito antiga. Há registos desta prática há quase três mil anos na China, Aristóteles na Grécia Antiga fala dela, no Império Romano era muito frequente, mas é com o Renascimento que ganha mais relevância.
Enxertar terá origem no latim querendo significar inserir, introduzir. Mas apesar de muito utilizada sobretudo nas árvores de fruto, para melhorar a variedade e a qualidade dos frutos, não são muitos os que se aventuram nestas experiências de clonagem e dos que praticam a enxertia com frequência, nem todos se gabam de ter uma elevada percentagem de sucesso.

MEMÓRIAS BEM GOSTOSAS
Guardo na memória as visitas, (com a minha avó Jacinta e eu montados nos burricos) à minha tia Rita de Paderne dona de um moinho, e da grande variedade de árvores de fruto que ela tinha no pomar. Tinha talvez os meus dez anos, mas ainda me lembro daquele sabor delicioso das laranjas-romã, com veios de sangue e uma imitação da coroa da romã. Nunca mais experimentei esta fruta híbrida nem jamais vi à venda algo semelhante. Lembro-me também das laranjas limão, com cor amarelo limão mas com um sabor adocicado que também nunca mais experimentei. Milagres da enxertia.... que foram muito bem explorados pelo engenhoqueiro do Entrocamento, dando origem aos famosos Fenómenos do Entrocamento. Entre outras habilidades enxertava na cabeça dos galos os esporões, retirados das patas,"fabricando" surpreendentes galos com cornos.


ÁRVORE DOS 40 SABORES enxertada por um artista plástico na Pensilvânia
 

 ALGUMAS TÉCNICAS DE ENXERTIA
Apontamentos feitos com consulta de Wikipédia, planetasustentável.abril.com, fruticultura.iciag.ufu.br

1 comentário:

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.