Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

VALE A PENA VISITAR SALIR NA FESTA DA ESPIGA

A Festa da Espiga é celebrada em todo o país de acordo com o calendário litúrgico cristão, na Quinta Feira da Ascenção, evocando a subida de Jesus Cristo ao Céu, sendo dia feriado no concelho de Loulé.No Sul de Portugal é tradição as pessoas irem para o campo para apanhar a "espiga", formando um ramo composto por espigas de trigo (a abundância), um ramo de oliveira (a paz), decorado com papiolas, malmequeres ou pampilhos ou outras flores campestres(simbolizando a beleza e a festa). Chegados a casa penduram o ramo dentro geralmente na parede da cozinha ou da sala, sendo substituído por outro ramo no ano seguinte  Este ano o Dia da Espiga será no dia 29 de maio. Salir e as aldeias vizinhas comemoram este dia com uma festa lindíssima, de cariz etnográfico, desfilando em carros alegóricos, evocando a memória do passado e as atividades agrícolas da freguesia.
Esta festa realizou-se pela primeira vez em 23/05/1968 por iniciativa do então presidente da Junta de Freguesia, o Sr. José Viegas Gregório, que trouxe a Salir as mais altas individualidades de Loulé e do distrito de Faro para assistir ao cortejo.Nas várias edições, antes e depois do 25 de Abril, as diferentes localidades aproveitam a presença dos responsáveis políticos para fazer os seus pedidos de melhoramentos para suas localidades, muitas vezes esquecidas pelo poder político.
Nos últimos anos o programa foi bastante enriquecido, prolongando-se durante três dias, com momentos de convívio e animação.
Este ano, além do desfile etnográfico durante a tarde de quinta feira, dia 29 de maio, haverá também a Noite da Espiga com folclore e outras intervenções musicais. a Noite Popular na sexta feira e a Noite da Juventude no sábado, contam com  espetáculos musicais e animação de rua, não faltando as iniciativas para crianças jovem e idosos e a gastronomia típica da região, nas tasquinhas montadas na Rua José Viegas Gregório.
Durante três dias Salir sai da sua pacatez, ganha outra alma e recebe em festa milhares de visitantes portugueses e estrangeiros. A Festa da Espiga em Salir é um momento único de arte e tradição popular, vale a pena visitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.