Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sábado, 3 de maio de 2014

MÃE SOBERANA-Festa Grande a 4 de maio

Amanhã cumpre-se mais uma vez esta tradição que teve início no Séc XVI e a Nossa Senhora da Piedade regressa de de novo à sua ermida,no cimo do monte, de onde tinha saído na Festa Pequena, que decorreu no dia 20 de abril.
A Santa segue num andor, que é transportado por oito homens valentes, vestidos de calças e opas brancas, que sobem o íngreme cerro, ao ritmo acelerado da música da Banda Filarmónica, acompanhados pela população. A escalada do caminho que dá acesso ao altar da Nossa Senhora da Piedade é um momento muito significativo da fé cristã em Loulé. Ao esforço gigantesco dos homens que transportam a Virgem, alia-se a força espiritual dos muitos fiéis que, em vivas à Nossa Senhora, em passo vivo e na cadência musicada dos homens da banda, vão “empurrando”, no calor da fé e calçada acima, o pesado andor da padroeira. 
Bem na frente do andor, ao meio podemos ver o jovem arquiteto Tiago Ferreira, que elaborou o projeto de arquitetura da Casa da Tita na Nave do Barão e está a  acompanhar as obras de reabilitação da casa dos falecidos donos, Sr. Joaquim Valente e Srª D. Maria da Conceição (Tita).


Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.