Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O AZEITE E A VERDADE VÊM SEMPRE AO DE CIMA

O Azeite  foi sempre um alimento de excelência e até aparece como símbolo de sabedoria, pois de quem se dizia que bebiam azeite, eram considerados  os mais inteligentes.
Rico em proteínas, hidratos de carbono, minerais, fibras, potássio, cálcio, magnésio e alguma vitamina A, é considerado a melhor gordura por ser poliinsaturada, impedindo a formação de resíduos gordos nas nossos tecidos e prevenindo as doenças cardiovasculares.Mas as vantagens do azeite não se ficam por aí pois tem na sua composição oleuropeína que ajuda a combater a osteoporose e a perda de massa óssea. É ainda um poderoso antioxidante que melhora o funcionamento das células e retarda o seu envelhecimento.O fígado, o aparelho circulatório, o estômago, os rins, os ossos, a pele e os intestinos são os órgão mais beneficiados pelo consumo de azeite, tornando o organismo mais saudável e juvenil. Para quem sofre de cálculos biliares, prisão de ventre, problemas circulatórios e azia no estômago é tradição recomendar-se uma colher de azeite virgem em jejum. O Azeite Virgem tem melhor qualidade e menor acidez, porque é fabricado com as azeitonas bem maduras, postas a murchar durante alguns dias, sem estarem amontoadas, em local fresco.
Além de um bom tempero na gastronomia mediterrânica, o azeite é também utilizado em tibornas. Na Nave do Barão é utilizado para barrar o  pão quente, juntamente com alho triturado, temperado com sal ou açúcar (para crianças), servindo de entrada para as refeições, ou ainda como lanche ou pequeno almoço.
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA: O Boticário II (Alimentação Preventiva) de Augusto Pinto e http://pt.wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.