Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

domingo, 16 de março de 2014

MOCIDADE QUE VAIS VOANDO, de Alvaro das Dores, poeta do Espargal

Há no Algarve uma tradição de poesia popular, cujo expoente máximo foi António Aleixo, que inspirou outros poetas da região, expressando-se muitas vezes em décimas, que desenvolviam a partir de uma quadra que servia de mote.
António das Dores, do sítio do Espargal, foi um desses poetas, do qual publicamos um trabalho notável sobre a juventude que se esvai com o passar do anos. Muito interessante...

MOTE
Já te soltaste do laço
Mocidade que vais voando
Pelo infinito espaço;
Eu por ti fico chorando.

GLOSA
Este mundo de ilusões
Que é certo não é mentira,
O tempo nos dá lições
Tudo dá e tudo tira. 
É uma roda que gira
Sempre no mesmo compasso,
Passa um dia é mais um passo
Que se dá p'ró pé da morte,
Mocidade foste forte
Já te soltaste do laço.

Deixas-me e vais-te embora,
Mas eu sempre recordarei
Lindos sonhos que sonhei
Nas Primaveras de outrora.
Eu já nos campos brincando
O rouxinol desafiando
Na relva dos olivais,
Deixas-me não voltas mais
Mocidade que vais voando.

Porque acabou esta esperança,
Me nasceu uma saudade
De quando era menor de idade,
Que estava na minha infância.
O tempo continuado avança
Minhas belezas foi roubando
Pouco a pouco escasseando
Dando trabalho e canseiras,
Adeus tempo das brincadeiras
Que até me deixas chorando.

E eu então corria,
Em noites de luar belas,
Brilhava no céu as estrelas
E em meu peito a harmonia.
O doce prazer eu sentia
Como um frutuoso abraço,
Hoje sou sim o teu cansaço
Dos tempos que vão correndo,
Para sempre desaparecendo
Pelo infinito espaço.

Este poema foi recolhido de uma gravação com o Tio Norinha, que morava no Alto Fica.
Geralmente era António das Dores, o irmão do poeta do Espargal, que declamava muitas das suas obras poéticas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.