Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

BANHOS ISLÂMICOS EM LOULÉ

Foi descoberto em Loulé, junto ao centro histórico (Largo D. PedroI), um interessante complexo balnear islâmico. Se recuarmos ao período muçulmano no Algarve, época da formação de Loulé e da construção do seu primitivo castelo, podemos imaginar os habitantes que aqui moravam a deslocar-se para este local para tomar os seu banhos quentes, tépidos ou frios. Trata-se segundo a professora Susana Martinez, que tem trabalhado no campo arqueológico de Mértola com o arqueólogo Cláudio Torres, "os únicos banhos islâmicos em Portugal", o que torna ainda mais interessante este achado arqueológico. Já era conhecida a existência deste património escondido, que ganhou maior dimensão devido às descobertas feitas quando da abertura de uma vala para escoamento de águas pluviais.














Este tesouro pode vir a ser mais um interessante motivo

de atração turística mas por agora vai ser de novo enterrado, esperando que em breve venha a constituir um novo pólo museológico de Loulé.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.