Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

VESPAS ASIÁTICAS O TERROR DAS COLMEIAS

A vespa asiática também conhecida por vespa mandarinia (velutina nigotorax) é chamada no Japão a vespa do inferno.
Foram-se espalhando pela Europa, invadiram Espanha e começaram a chegar a Portugal pelo norte, mas estão a espalhar-se rapidamente pelo centro e sul do país.
É maior que uma vespa normal, chega a atingir 5 cm de comprimento e o ferrão pode ter 6 mm.
Estão a destruir as colmeias com uma técnica de caça eficaz. Esperam nas colmeias que cheguem as abelhas carregadas de pólen, capturam-nas, cortam-lhes a cabeça, as patas e o ferrão e transportam-nas para os seus ninhos, onde as comem. Apenas três dezenas destas vespas samurais podem extreminar em pouco tempo uma colmeia de 30 000 abelhas.
Esta praga, além de estar a destruir as colmeias e a prejudicar os apicultores, são um perigo para a saúde pública,pois já se registaram mortes de pessoas na China, em França e Canadá, devido às picadelas destas vespas.
O Instituto para a Conservação da Natureza  e a Federação de Apicultores Portugueses , apelam a quem vir os ninhos destas vespas, (que geralmente são bolas penduradas na árvores de grande dimensão, mas podem assumir outras formas), para tirarem fotos e enviarem via mail, para que sejam identificados e destruídos estes ninhos.
Nesta batalha todos somos importantes para eliminar ou diminuir o perigo desta vespa perigosa. Se tiver conhecimento de situações contacte imediatamente o ICN icnf@icnf.pt e a FAP sap1951sap@gmail.com.
No sítio do Pomar em Salir foi encontrado um ninho de grandes dimensões, forrando uma parede como se fosse um trabalho artístico feito em papel cinzento claro. Mais recentemente na Nave do Barão foram identificados dois ninhos destas vespas perigosas em tocas de árvores.
É muito importante que todos colaboremos nesta fase de combate à propagação desta praga, que além de destruir as colmeias constitui um perigo para a segurança das pessoas.
Na Nave do Barão o Damásio foi picado por uma destas vespas no pescoço e ficou atordoado com a dor e o veneno injetado.

3 comentários:

  1. Estou em Loulé e capturei o q me parece ser uma vespa asiática. Apesar de só ter 25mm, após a visualização de várias fotos na net, o aspecto é em tudo semelhante a uma vespa asiática. Vou estar mais atento á copa das arvores e se encontrar algum ninho, comunicarei de imediato ás autoridades.
    HF

    ResponderEliminar
  2. quando julgamos ter descoberto um ninho de vespas asiáticas devemos confirmar pelas características. A Vespa velutina é uma vespa de grandes dimensões. A
    cabeça é preta com face laranja/amarelada. O corpo é
    castanho-escuro ou preto, aveludado, delimitado por
    uma faixa fina amarela e com um único segmento
    abdominal amarelado-alaranjado, o que torna difícil
    de a confundir com qualquer outra espécie. As asas são
    escuras e as patas castanhas com as extremidades
    amarelas originando a designação de vespa das patas
    amarelas.
    Confirmada a origem devemos informar o ICNF ou o departamento de ambiente da Câmara Municipal, ou a Associação de Apicultores da região. Temos sempre a possibilidade de comunicar à GNR ou à PSP, porque representam um perigo ambiental mas também para a saúde pública.

    ResponderEliminar

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.