Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

QUE TAL UMAS PAPAS DE XERÉM?

As papas fazem parte da tradição gastronómica algarvia e eram antigamente frequentes na mesa dos camponeses, utilizando naturalmente a farinha de milho moído em pequenas mós, movidas com a força do braço dentro de uma alcofa larga chamada caparão.
Além da farinha de milho moída juntavam-se outros ingredientes disponíveis, carne de porco da salgadeira, chouriças, e quando havia berbigão o conquilhas.
Eram confecionadas em tachos de barro, colocados em cima de uma trempe à lareira que estava  sempre acesa no outono e inverno.
São fáceis de preparar, sendo necessário no entanto o cuidado de ir pondo a farinha aos poucos na água a ferver para não grumar e fazer godilhões. Durante a cozedura é necessário estar por perto e ir mexendo de vez em quando evitando colar ao fundo. Quando fazem um género de "barriga de velha" é sinal de que estarão prontas para ir à mesa.  Para dar mais gosto às papas é feito previamaene em azeite uma fritura de bocadinhos de toucinho ou de chouriço, onde se junta a água com uma pitadinha de sal.
Para os mais pequenos eram muitas vezes acrescentado açúcar, tornado o prato mais apetitoso para o gaiatos.
O berbigão ou as conquilhas, eram colocados com casca e uma vez no prato eram "pescados" com os dedos ou a colher, dando mais paladar e enriquecendo este prato tradicional.
Há hoje na cozinha algarvia uma grande variedade de receitas das papas de Xerém incluindo carnes, marisco, a que se junta a água da cozedura,mas também presunto e até um copo de vinho branco, tornando este prato ainda mais apetecido pelos turistas.
É um bom prato para aquecer os dias frios que se avizinham...Experimente... é comer  e chorar por mais...
A farinha de milho está hoje disponível em todos os supermercados e sugere-se a aquisição de um lote mais moído e outro menos moído, porque essa mistura é a ideal para a confeção das papas de Xerém.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.