Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

terça-feira, 20 de abril de 2021

RUINAS DE MILREU EM ESTOI- UM TESOURO A VISITAR

 Situada no sopé de Monte Figo, a cerca de 7 km de Faro, junto à simpática aldeia de Estoi foram construídas há quase dois mil anos a abastada VILLA ROMANA DE MILREU , um dos monumentos de maior valor patrimonial e arqueológico do Algarve, testemunho da presença romana e do estilo de vida de quem usufruiu deste local requintado durante o século I e IV depois de Cristo.



Não é difícil imaginar o ambiente aprazível com clima ameno onde homens, mulheres e crianças usufruiam dos benefícios das diversas piscinas com banhos frios (frigidárium), água tépida (tepidarium),agua quente(cadarium) e sauna (lacónios).

Esta valioso património  romano foi descoberto pelo sábio Estácio da Veiga que esboçou em 1871 a planta desta Villa Romana, que seria considerada património nacional em 1910 mas só viria a merecer a devida atenção e reabilitação nas últimas décadas do século XX e ter um digno espaço de acolhimento e centro de interpretação há cerca de 20 anos.

Além dos locais de habitação constam também o lagar de azeite e de vinho e um templo romano para culto de deuses pagãos e mais tarde adaptado para culto cristão e depois para culto islâmico.

Interessante também a casa agrícola mais recente, construida em cima de uma parte das ruinas romanas no século XV com adaptações posteriores para apoiar as atividades agrícolas da região.

Entre o valioso espólio constam interessantes mosaicos sobretudo com fauna marinha com diversidade de peixes, moluscos e golfinhos, bustos de imperadores romanos, de Agripina, mãe de Nero e muitos artefactos de cerâmica, ferro e vidro.

Aqui foi encontrado, entre outros, o busto do imperador Adriano (117-138 d.C), que figura na lista dos bons imperadores e tinha curiosamente uma relação próspera com a sua esposa Vibia Sabina e simultaneamente uma relação apaixonada com o jovem grego Antínoo.


Quem ainda não conhece as Ruinas de Milreu fica o desafio para uma visita para descoberta e deslumbramento deste valioso
tesouro


 


Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.