Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

domingo, 29 de março de 2020

DIETA PALEO- inspirada do tempo dos Finstones

1- O QUE APRENDI SOBRE A DIETA PALEO
Partilho convosco os meus apontamentos e espero que quem a pratica possa dar mais contributos. Talvez a Lúcia possa ajudar...
Este REGIME ALIMENTAR vai buscar inspiração ao Paleolítico (na Idade da Pedra) quando os nossos ancestrais avós eram recoletores, caçavam, pescavam e colhiam o que encontravam na natureza que utilizavam na sua alimentação. Segundo alguns nutricionistas este foi o período em que a humanidade fez uma alimentação mais saudável e equilibrada.Por ser o regime alimentar que durante muitos milhares de anos foi praticado pela humanidade argumentam que o nosso organismo deve ter adquirido habituação a este tipo de alimentação.
Esta dieta está associada à promessa de emagrecimento e de um estilo de vida mais saudável.
COMER À VONTADE:
-CARNE, alimento rico de aminoácidos e proteínas importantes na renovação celular, na composição muscular e na reposição dos tecidos.
- VEGETAIS E FRUTA, ricos em fibras, vitaminas, sais minerais e hidratos de carbono.
-ÁGUA, muita água já que o nosso organismo é composto por dois terços de água.
PRATICAR JEJUM, de vez em quando com a regularidade que cada um quiser, ficar entre 16 a 24 horas sem ingerir qualquer alimento com excepção da água.
RECOMENDAÇÕES NA CONFEÇÃO DAS REFEIÇÕES
Eliminar os fritos e refugados e cozinhar a temperaturas baixas para aproveitar melhor as propriedades naturais dos alimentos.
ALIMENTOS PROIBIDOS
-GRÃOS E MASSAS
Evitar alimentos ricos em hidratos de carbono, desde o pão, as massas, cereais como o trigo, o milho, o arroz porque sendo poderosas fontes de hidratos de carbono além de favorecerem a acumulação de gordura contribuem também para o aumento da glicose sanguínea, provocando doenças como a Diabetes.
ALIMENTOS PROCESSADOS- que alteram a frescura e a composição natural desses alimentos.
ALGUMAS VARIANTES
Alguns adeptos deste regime alimentar admitem o uso limitado de leite e derivados e o consumo moderado de bebidas alcoólicas, nomeadamente o vinho.
VANTAGENS DESTA ALIMENTAÇÃO:
. Reduzindo o excesso de hidratos de carbono evita o excesso de peso, controla o excesso de açúcar e proporciona alimentação mais saudável.
. A opção pelos grelhados e cozidos. evitando os fritos e os alimentos processados assegura mais qualidade e riqueza alimentar.
. O maior consumo de água tem múltiplas vantagens no funcionamento dos diferentes sistemas do nosso organismo.
. Evitar ou reduzir significativamente consumo de bebidas alcoólicas tem efeitos positivos nos diferentes órgãos.
ALGUMAS DESVANTAGENS
. O eventual excesso de consumo de proteínas pode ter efeitos negativos na saúde e contribuir para diminuir o cálcio nos ossos.
. O jejum forçado pode desregular o funcionamento do sistema digestiva e provocar efeitos secundários, nomeadamente dores de cabeça.
. O exagero das frutas pode favorecer não só o aumento das calorias e o aumento de glicose no sangue.
CURIOSIDADE:
Apesar de ser uma alimentação vocacionada para o emagrecimento, as pequenas esculturas feitas neste período, mostram mulheres (Vénus) bem gordinhas,que poderia significar que estes modelos seriam referência para as mulheres que deveriam procriar.




Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.