Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

domingo, 20 de maio de 2018

25 DE ABRIL na Nave do Barão

Houve alguém que questionou a oportunidade de evocar Abril em meados de Maio, esquecendo que este momento mágico que mudou as nossas vidas, estará sempre presente no quotidiano de cada um de nós, das comunidades a que pertencemos e de um país que conquistou liberdade e dignidade.
Na Nave do Barão , lembro-me bem de problematizar, junto do meu tio Valente e da minha Tita, a organização de almoços e jantares para agradar aos responsáveis do regime do Estado Novo, (nomeadamente o Governador Civil e o Presidente da Câmara de Loulé), na esperança de que a Nave do Barão viesse a ter benefícios do progresso a que deveria ser direito.
Este ritual, ano após ano, contava com a generosidade e empenho dos residentes, na esperança de que a estrada em estado lastimoso fosse arranjada, a camionete viesse até à aldeia evitando 4 km a pé, chegasse a tão desejada água canalizada e também a eletricidade e a iluminação pública...
Os políticos salazarentos adoravam a gastronomia típica, o famoso vinho da Nave e despediam-se voltando a prometer aquilo que não tinham cumprido nos anos anteriores... Mas foi graças ao 25 de Abril que chegou a estrada alcatroada, a camioneta veio dar a volta no largo criado por iniciativa popular, a eletricidade veio substituir os candeeiros a petróleo, permitindo o acesso a frigorífico e televisão e a água, que tanta falta fazia, veio também com o espírito de Abril.



Tem por isso muito significado a organização de uma sessão com dois dos grandes protagonistas da Revolução, José Piteira Santos e Martins Guerreiro, que deram testemunhos muito interessantes, possibilitando o acesso a informação privilegiada para uma nova compreensão deste momento tão importante para Portugal e a vida dos portugueses.
Devemos estar gratos a Maria Baião que foi a grande promotora do evento, aos dois militares de Abril, ao cantor Álvaro Capela e também à arte gastronómica da Marieta. Este serão cultural com memória histórica foi um momento sublime, graças às quatro dezenas de participantes que deram sentido a este evento. Pena foi que poucos habitantes da aldeia tivessem beneficiado desta autêntica aula sobre a História do 25 de Abril.

1 comentário:

  1. Tudo o que se faz por amor, faz-se para além do bem...e do mal. Nietche

    ResponderEliminar

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.