Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

CANTAR AS JANEIRAS... A tradição voltou à Nave do Barão


A tradição das Janeiras foi recriada em vésperas de Reis, por duas dezenas de cantadores que visitaram as casas da Nave do Barão, foram até Salir, à Pena, à Beirada, ao Borno e à Taipa...e se não contemplaram mais casas e lugares foi porque se aproximava a hora da Cinderela e não quiseram acordar os vizinhos... porque o dia de Reis seria dia de trabalho para muitos... Foi grande a receptividade dos particulares e estabelecimentos comerciais (Casa da Tita, Cafés Os Barões e Porto do Doce, Churrasqueira Papagaio Doirado e Bar da Beirada), que abriram as portas  para oferecer bebida, bolos e doces, para afinar a garganta e aconchegar o estômago aos janeireiros.. Mas a festa continua dia 20 de janeiro com os janeireiros e convidados, graças à generosidade dos proprietários que ofereceram chouriças, ovos, vinho. doces e um bom pé-de-meia para as despesas do ágape e opíparo jantar..













 E o canto ecoava no noite fria ....

Quem são os três cavaleiros
Que fazem sombra no ,mar?
São os reis do oriente
Que Cristo vêm adorar.

E terminava
Estamos aqui à sua porta
Encostados ao seu portão:
Viva a patroa de casa
Viva também o patrão.

e as portas iam-se abrindo com os residentes em pijama, mandando entrar o grupo que agradecia aquelas atmosferas aquecidas pelas lareiras e pelo calor humano e hospitaleiro.
Uma noite bem passada ... para o ano há mais, se houver vida e saúde...




Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.