Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

UMA BIBLIOTECA NA NAVE DO BARÃO? Estes baronenses devem estar loucos...

É um sonho antigo com quase 40 anos, surgiu na altura da Comissão de Moradores, dinamizada pela professora Sanita (como chamavam carinhosamente à professora Maria da Conceição), houve na altura uma campanha de angariação de fundos para comprar tijolos e areia num local próximo da escola. Juntamente com a Biblioteca estava prevista a construção de casas de banho porque os meninos e meninas iam satisfazer as suas necessidades fisiológicas ao ar livre, debaixo das alfarrobeiras, perto da Escola Primária, que funcionava então numa sala com alunos das quatro classes.
Como a Nave do Barão é uma aldeia do interior algarvio com muitas crianças e jovens, a Associação "Os Barões", decidiu criar uma Biblioteca e Ludoteca para corresponder à necessidade de fruição, desenvolvimento cultural e convívio destes pequenos cidadãos, sem esquecer também a população adulta.
Foram muitas as ofertas de instituições (Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, Região de Turismo do Algarve, Associação In Loco, Direção Geral do Ambiente, Editora Planeta Tangerina) e de residentes da Nave do Barão, que ofereceram livros, revistas, brinquedos e DVDs, reunindo algumas centenas de publicações e brinquedos.
A Associação contribui com o espaço e uma dotação de mil euros para aquisição de mobiliário e material informático, tornando possível a criação deste pequeno Centro de Recursos Educativos.
O dia 19 de novembro foi o dia escolhido para a inauguração, coincidindo com a comemoração do 21º aniversário da coletividade e a evocação de S. Martinho, com almoço convívio e animação musical com cante alentejano.
Em jeito de homenagem à professora da Nave do Barão que alimentou este sonho, por decisão unânime dos Corpos Diretivos da Associação, teremos ao serviço da comunidade a BIBLIOTECA MARIA DA CONCEIÇÃO GUERREIRO.
Imagem do cantinho da Biblioteca e Ludoteca

Que será também Inforteca ( suportes digitais) e Hemeroteca (jornais e revistas)

A Ludoteca tem brinquedos organizados por temas

Dois postos de trabaho com computador e Locais de acesso à internet

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.