Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sábado, 22 de agosto de 2015

O CASAMENTO DAS PROFESSORAS NO ESTADO NOVO- Memórias tristes


Há ainda quem,  como o ministro Nuno Crato, tenha nostalgia da escola do Estado Novo e queira fazer regressar a Escola Pública a esses tempos sombrios de triste memória. Saudade da autoridade imposta pela palmatória, dos exames como única forma de avaliação, das orações matinais cantadas em côro, do militarismo obrigatório na Mocidade Portuguesa, do culto de Salazar omnipresente,do retrato do ditador ao lado do crucifixo, da ideologia fascista nos manuais escolares...
Mas quem tem memória viva desses tempos, em que as professoras não podiam casar sem autorização do Ministro da Educação, os professores eram mal pagos e não recebiam ordenado durante as férias escolares, eram expulsos do ensino por defenderem ideais democráticos e pretenderem  constituir um sindicato para defender os interesses dos professores e educadores...não quer regressar ao passado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.