Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

domingo, 6 de julho de 2014

LEONARDO VIEGAS, músico e poeta de Salir

Quem se lembra dos bailes de antigamente, que começavam ao lusco fusco e acabavam às tantas da noite? Muitos bailes na região eram animados pela música que fluía do acordeão do Leonardo, sentado na sua cadeira e assessorado pela sua inseparável companheira. Durante a noite lá vinha a música das tabletes e os moços eram "convidados" a oferecer pelo menos um presente ao seu par, quando se aproximava alguém a mandado do dono do estabelecimento, com uma caixinha de chocolates. Alguns rapazes, nem sempre bem abonados, ficavam à coca para fugir a esta surpresa, mas as moças ficavam todas contentes e exibiam com orgulho um ou mais troféus conseguidos e quando o baile parava lá iam ter com as mães para dar a guardar o precioso tesouro.
Hoje sem a fescura de outrora mas com a maturidade dos anos vividos, o Leonardo dedicou-se mais à poesia e já editou, desde o início deste novo milénio três livros: A voz do poeta pede justiça (2000), A sorte que me foi madrasta (2003) e Fantasias do Poeta (2005). Num gesto de amizade e solidariedade, um grupo de amigos do músico e poeta participou em 2007 numa coletânea, reunindo setenta poetas e poetisas, sob o título "Os amigos de Leonardo".
Hoje publicamos um poema engraçado que ele dedicou ao galo da sua capoeira.

Leonardo Carmo Viegas
O MEU DESPERTADOR

Tenho um galo cantador,
Com a crista avermelhada.
É o meu despertador,
Às cinco da madrugada.

Acorda logo preparado,
P'ra me fazer uma canção.
Mas se eu lhe digo que não,
Fica triste e amuado.

Canta muito engalanado,
Parece um compositor.
Ele é um grande tenor,
Tem uma boa garganta,
Por vezes até encanta,
O meu galo cantador.

Está sempre bem preparado,
é de raça especializada.
tem uma hora marcada,
Para dar as galadelas.
Dorme no galinheiro com elas,
Tem a crista avermelhada.

Já mo quiseram comprar,
Mas eu não o quis vender.
Eu sei que a minha mulher,
Nunca me iria perdoar.

Ficava triste a chorar,
Porque lhe tem um grande amor.
Dá-lhe comida a rigor,
Até lhe satisfazer a vontade,
Gosta dele de verdade,
É o meu despertador.




Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.