Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

domingo, 20 de abril de 2014

A PÁSCOA, Breve história e simbologia

Os festejos da Páscoa são muito antigos nos povos mediterrânicos. Decorriam durante o mês de março do nosso calendário e destinavam-se a evocar o fim do tempo frio e sombrio do inverno e a passagem para o tempo mais luminoso e alegre da primavera.
Na Grécia Antiga usavam o termo Pask  e  na Roma Antiga Pascae, que queriam dizer passagem.
Nos Hebreus o termo Pesach tem o mesmo significado e surge associado à fuga do Egipto, por volta do ano 1250 a.C.
Na tradição cristã, a Páscoa surge associada à ressurreição de Jesus Cristo e é celebrada depois do equinócio da Primavera, no domingo imediato ao surgimento da Lua Cheia.
O período anterior à Páscoa, compreendido pela quaresma, era um período de jejum, especialmente de carne de animais e durante a Semana Santa, na quinta feira de tarde e na sexta feira de manhã era sacrilégio trabalhar a terra e mexer no chão. Curiosamente este hábito ainda hoje persiste na Nave do Barão.
Antigamente, durante a quaresma, as crianças celebravam contratos  com outras crianças e adultos cruzando o dedo mindinho da mão direita dizendo os dois em coro : "contrato, contrato, contrato faremos no dia de Aleluia o desmancharemos".Quando se encontravam nos dias seguintes, o mas rápido ordenava "ajoelha" e o que era "apanhado" fazia uma vénia pegava na mão do outro, simulava um beijo dizendo "a bênção padrinho".No sábado de Aleluia os meninos e meninas andavam à espreita para surpreender os mais incautos e diziam "ajoelha e oferece".
E assim se ganhavam duas ou três amêndoas doces com o sabor especial a vitória.
 OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA
Ovo- Para muitos povos está naturalmente associado ao nascimento
Coelho- No antigo Egipto símbolo de fertilidade, de nascimento e de esperança de nova vida.
Este símbolo foi levado para a América por emigrantes alemães no final do Séc. XVII e viria mais tarde a ganhar a notoriedade no simbolismo pascal.
Cordeiro- Símbolo cristão que pretende significar que Cristo, o cordeiro de Deus se sacrificou pela salvação da Humanidade.
Pão e vinho- Relacionados com a última ceia de Cristo, simbolizando o corpo e o sangue de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.