Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

MATANÇA DO PORCO - Tradição ou barbárie?

A matança do porco é uma tradição muito antiga, ligada a uma economia de subsistência, que aproveitava todas as partes do corpo para o consumo doméstico, ficando em conserva na salgadeira (não havia frigoríficos) e no fumeiro o varal com chouriças e paios, que iam sendo comidos a longo do ano. 
Para este dia eram convidados familiares e amigos que colaboravam nas diversas tarefas (os homens matam o porco e retalham as carnes, as mulheres fazem a comida e preparam o tempero e fazem os enchidos), sendo um momento festivo com almoço coletivo bem regado com vinho novo da colheita..
Esta tradição foi proibida durante muitos anos mas nem por isso deixou de ser praticada nas aldeias do barrocal e da serra algarvia.

Depois do almoço coletivo, com gastronomia típica, seguem-se as tarefas de tratamento das carnes, de conserva dos presuntos e do fabrico de chouriças e paios. Os presuntos depois de bem sovados com sal ficam a descansar na salgadeira e os enchidos colocados nos varais para serem fumados durante algumas semanas.
Trata-se de uma tradição que passou a ser legalizada mas é legítimo questionar sobre a violência a que o animal está sujeito nesta pratica tradicional e se não podem ser desenvolvidas técnicas que evitem ou atenuem o sofrimento do pobre suíno.
Trata-se de uma questão sensível e para recolher as opiniões dos nossos leitores, fizemos uma sondagem onde poderá participar escolhendo uma das quatro escolhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.