Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

domingo, 6 de janeiro de 2019

FOMOS CANTAR AS JANEIRAS

Ensaiados pela jovem Sofia Pintassilgo, partimos uma dezena e meia de janeireiros, que foi crescendo  com novas adesões ultrapassando as três dezenas. Desbravando a noite escura e fria de fomos de porta em porta pelas ruas da Nave do Barão, Montes de Cima, Beirada, Salir e Monte Poço  sempre recebidos com muito carinho. Ao cântico de Reis, com timbres intergeracionais,  as portas abriram-se para mandar entrar o numeroso grupo para degustar a doçaria caseira regada com medronho, vinhos licorosos ou cerveja. Numa das casas visitadas fomos surpreendidos por criança que desejou tanto vir com o grupo que os diligentes avós vieram com ele engrossar o cortejo. Numa das casas, habitada por um casal inglês, foi grande a surpresa de tal forma que a senhora se abraçou a uma vizinha emocionada com lágrimas bem visíveis. Fomos muito bem recebidos pelo senhor presidente da Junta de Freguesia que nos informou que haveria nesta noite três grupos de janeireiros a percorrer a freguesia e soubemos depois que os cânticos na Cortelha mereceram especial relevo na televisão.No final, precisamente na última casa visitada, aconteceu o sortilégio de juntar o nosso grupo com o grupo de cantadeiras do Centro Comunitário de Salir, que entoram primeiro em separado e depois em conjunto o mesmo cântico de Reis.
Comparando com anos anteriores, pelos donativos recolhidos e pelas visitas que fizemos, fica-nos a ideia de que as famílias estão mais generosas e com mais esperança para este Novo Ano. As ofertas recolhidas vão proporcionar aos janeireiros e suas famílias um ágape e opíparo jantar na próxima sexta feira... A TODOS OS NOSSOS VISITANTES FAZEMOS VOTOS  DE UM BOM ANO NOVO, que desejamos pessoalmente gratificante e socialmente mais justo e fraterno.









Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.