Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

SÃO JOÃO NA NAVE DO BARÃO

Os Festejos dos Santos Populares que hoje animam as nossas aldeias, vilas e cidades, têm origem no culto pagão muito antigo por ocasião do solstício de Verão, como momento especial de festa e convívio geralmente associado à fertilidade, à fortuna, à saúde, à prosperidade e à felicidade em amores e casamentos.
A Igreja Católica, tal como fez com o Natal e o Entrudo, integrou na sua liturgia essas festividades dando-lhes outro significado no culto religioso.
O Sol, o fogo, a água, o orvalho, as ervas e plantas são os ingredientes da Festa de São João, onde as sardinhas e a animação musical se conjugam para este momento muito especial nas festividades cíclicas em todo o país.
Serão estes os ingredientes para a recriação desta tradição na noite de São João, promovida pela Associação "Os Barões".
O Solstício de Verão, no nosso hemisfério, acontece no dia 21 de Julho, quando o Sol alcança o ponto mais alto e teremos o dia do ano com maior exposição solar. Na nossa região o Sol nasce às 5h. e 15 m. e terá ocaso às 20 h. e 55m. 
A fogueira de alecrim associa a magia do fogo (o sol crepitando na noite) com o poder profilático da defumação do alecrim, usado desde tempos primitivos, que servirá para afastar as energias negativas. Segundo a lenda, Maria, a mãe de Jesus Cristo teria lavado as roupas do filho que ficaria a secar sobre ramos de alecrim.
Na Nave do Barão mas também noutras aldeias vizinhas, os participantes, onde se destacam as crianças e jovens, devem saltar nove vezes a fogueira de alecrim, com as labaredas e o fumo que acreditando-se que terão um efeito purificador do corpo e da alma. 
Segundo a tradição, os jovens e sobretudo as jovens lançam um sapato para trás das costas e a direção indicada pela ponta da peça de calçado sugere de onde virá o seu futuro a noivo ou noiva.
As formas abstratas do chumbo,derretido em lata colocada na fogueira, poderá sugerir a profissão da pessoa com que irá casar.
A sorte da clara de ovo, colocada em meio copo de água para ser observada na manhã do dia seguinte, pode predizer o futuro através da interpretação imaginativa das formas criadas. Um barco, um automóvel ou um avião significará uma viagem; uma torre poderá sugerir uma igreja e casamento; um berço poderá indicar nascimento; uma forma que se assemelhe a uma caixa poderá ser prenuncio de caixão e morte... 
O manjerico é outra tradição do São João, conhecida pela "planta dos namorados", tem uma fragrância delicada mas que deve não deve ser cheirada diretamente. O vaso de manjerico é geralmente decorado com um cravo vermelho e acompanhado com uma quadra popular.
A alcachofra queimada na fogueira para saber se o amor é correspondido.
Deixamos aqui o convite para a sardinhada de São João...venha até à Nave do Barão, venha reviver a tradição...


Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.