Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

PULO DO LOBO, visita obrigatória





Foi notícia triste pelo trágico desaparecimento de um canonista que descia o Guadiana e terá sido vítima da violência das águas neste lugar mágico, de rara beleza.
Já outros acidentes mortais ocorreram no local o que recomenda a urgente colocação de informação a montante, onde o Guadiana se espreguiça com a calma típica do Alentejo.
Estamos perante 
a maior queda de água do sul de Portugal, e fica situada no rio Guadiana, entre Mértola e Serpa.

As águas caem de mais de 20 metros de altura e, envoltas num mar de espuma descem a garganta rochosa até lá abaixo, desembocando num lago entre as rochas.



As margens da queda de água são tão apertadas que, segundo a lenda, até um lobo as conseguiria transpor de um só salto. Daí o nome de Pulo do Lobo.

A paisagem do pulo do lobo é espectacular, o leito do rio após a queda de água, encontra-se todo exposto, em rocha, por entre a qual serpenteia o rio Guadiana, num sulco criado ao longo de milhares de anos.

O acesso ao pulo do lobo pode fazer-se por nascente ou poente. 

A nascente faça um desvio na estrada que liga Serpa a Mértola, o acesso até lá abaixo é contudo difícil e tem que fazer-se a pé, tendo ainda que atravessar o leito rochoso do rio até chegar à queda de água. Recomendamos cautela.

A poente, faça um desvio na estrada que liga Beja a Mértola e siga até à aldeia de Amendoeira da Serra, seguindo as indicações até ao Pulo do Lobo. Chega então à Herdade de Pulo do Lobo, abra a cancela e são cerca de 1000m em estrada de terra até à cascata. O acesso é interdito a veículos pesados.

O acesso à cascata por poente é mais fácil, existindo inclusive uma estrutura para melhor observar a queda de água. 

Se ainda não conhece o Pulo do Lobo programe uma visita, previna-se com chapéu e calçado apropriado e aproveite para visitar Mértola, para usufruir de uma magnífica vista panorâmica e conhecer  o património histórico que ganhou relevância graças ao trabalho fantástico do historiador Cláudio Torres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.