Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

domingo, 8 de maio de 2016

BILDERBERG- OS DONOS DO MUNDO?

BREVE HISTÓRIA DO BILDERBERG
Foto de família
Este grupo que reúne os mais poderosos do planeta na área económica, política, social e militar, nasceu informalmente em 1952 e teve a sua primeira reunião formal em 1954, em plena Guerra Fria, tendo como objetivo principal travar o expansionismo soviético. Nos encontros anuais participam gente da alta finança, governantes, membros de famílias reais europeias, altas patentes militares, economistas, empresários, patrões da comunicação social, jornalistas e comentadores, académicos e especialistas.
Reuniu pela primeira vez no Hotel Bilderberg, na Holanda e a partir daí a reunião desta elite mundial decorre durante alguns dias em hotéis de luxo, (na Europa, EUA, Canadá), ocupados com dias de antecedência, sendo substituídos muitos dos funcionários do hotel de acolhimento por uma equipa cuidadosamente escolhida.
Segurança máxima em terra e no ar, com custos de muitos milhões, paga pelo país de acolhimento
O grupo é constituído por um Círculo Interior, que mantém uma composição regular e por um Círculo Exterior, onde figuram os convidados que integram notáveis, que podem participar nestes encontros sem carácter regular. A coordenação da atividade do grupo é assegurada por um comité constituído por 9 elementos, escolhidos pelo Círculo Interior, com funções e competências bem definidas.
O sigilo é uma regra de ouro exigida a todos os participantes, podendo no cada um deles usar as informações, sem no entanto poder revelar a fonte. Existe uma agenda genérica previamente distribuída.

QUE OBJETIVOS PERSEGUE BILDERBERG?

Não é fácil, devido ao secretismo da organização, saber quais os objetivos que persegue esta elite planetária, mas na génese estará uma estratégia coordenada de oposição ao crescente poderio soviético após a segunda guerra mundial.
Bilderberg não se pauta por uma ideologia de referência se olharmos para o posicionamento político dos participantes nestes encontros, onde podemos descortinar conservadores, sociais-democratas, neoliberais e democratas cristãos.
Parece evidente que este grupo tem o poder de influenciar a escolha de governantes, quando verificamos que vários futuros chefes de governo viriam a ser eleitos nos seus países, depois de terem aceite convite e participado nestes encontros.
Pelas agendas divulgadas e pelo perfil dos participantes não é difícil adivinhar que se trata de uma organização que desenvolve uma estratégia de poder mundial no plano económico, político e militar.
Segundo alguns jornalistas de investigação e alguns analistas, este grupo de encontro e reflexão desenvolve estratégias de planeamento e de intervenção como a Guerra do Iraque e a recente crise económica mundial, tendo como objetivos principais a criação de um governo único mundial, com a consequente criação de uma moeda única, de um exército planetário e de um único sistema judicial e de educação.
Esta ambição de hegemonia mundial tem como opositores o desejo de soberania dos países, as elites governantes da China e da Rússia e a Fraternidade Muçulmana.
Pinto Balsemão e Durão Barroso o seu provável sucessor no comité dos 9 
QUEM PARTICIPA NESTES ENCONTROS

A organização não divulga na comunicação social a lista dos participantes que são transportados em carros de alta segurança, com vidros fumados e geralmente disfarçados para que não se conheça a sua identidade. Dos nomes sonantes que vieram a público, na qualidade de convidados, figuram personalidades como :
Henry Kissinger, Jimmy Carter, Bill Clinton, Tony Blair, Barack Obama, Jean Claude-Trichet, Christinne Lagard, Bill Gates, Margaret Thatcher, David Cameron, Ângela Merkel, Gerard Schroode, Mário Dragui, 
Dos portugueses , sabe-se que Pinto Balsemão integra o comité de diretores e prepara-se para sair na próxima reunião em 11 de junho, cedendo o lugar a Durão Barroso, que curiosamente declarou recentemente que se vai retirar da política.
Sabe-se também, que participaram em diferentes encontros Bilderberg: Marcelo Rebelo de Sousa, Ricardo Salgado, Paulo Portas, António José Seguro, António Guterres, José Sócrates, António Costa,Pedro Santana Lopes, António Vitorino, Teixeira dos Santos, Manuela Ferreira Leite,Paulo Macedo, Rui Rio,Durão Barroso, Inês Medeiros, Clara Ferreira Alves. Mário Soares, Cavaco Silva e Passos Coelho foram convidados, não consta que estivessem presentes, mas supõe-se que se fizeram representar por ministros dos governos a que presidiram.

UM PODER OCULTO

Estamos perante o grupo mais poderoso do nosso planeta com capacidade de decidir e intervir na economia mundial, na política nacional e internacional, no campo militar, alimentando o imaginário de que olham o mundo como um enorme tabuleiro de xadrez, manipulado de acordo com os interesses de quem domina o grande capital financeiro.
O secretismo destes encontros e a ausência de informação sobre os assuntos tratados e as estratégias delineadas, devem merecer a preocupação dos cidadãos, desafiando a nossa inteligência e espírito crítico para combater os planos de controlo planetário e de decisão das nossas vidas.
Este modesto artigo, feita com a escassa informação disponível, pretende ser um contributo para a formação de opinião e o exercício de uma cidadania que se deseja mais lúcida e interveniente.
Agradeço a quem tiver mais informações que queiram partilhar, que as remetam para o mail joansarmento@gmail.com.




Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.