Segundo a lenda transcrita por Ataíde de Oliveira na Monografia de Loulé:
"...Quando ho mestre dom paio corrêa que era vassalo d'El-Rei dom afonso soube que ia lho foyo aguardar entre loulé e almodover e na vila de salir e alli se viu El-Rei com elle e as gentes todas juntas foram cercar faraó."
ora por essa ocasião deu-se um caso que ainda hoje se conta em Salir desde aqueles antigos tempos. Apresentou-se a El-Rei um mancebo de Salir, pedindo que o alistasse etre os seus homens de armas. El-Rei respondeu-lhe: ainda és muito novo, pois nem ainda seguras um pente na barba. Ficou o mancebo descontente e voltou pouco tempo depois, repetindo o pedido feito.
- Já te disse: és muito novo, pois não seguras um pente na barba. O mancebo então tirou um pente do bolso e afincou-o na barba, ficando os dentes metidos na carne. Admirou-se o monarca deste procedimento e ordenou que fosse alistado entre os seus soldados. No cerco de Faro o rapaz de Salir fez proezas inauditas, chamando a atenção do próprio monarca, que estava pasmado de tanta bravura numa criança. Ao findar o combate, chamou o rei o mancebo e abraçou-o deante dos seus soldados exclamando: - Ah Gil, Gil, quem de ti tivera mil!
O rapaz chama-se Gil.
Uma janela aberta para o mundo
No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.