Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A ASSOCIAÇÃO "OS BARÕES" foi notícia na Voz do Algarve

A Associação «Os Barões» celebrou o 21º aniversário e inaugurou a sua Biblioteca 

22:19 - 19/11/2016

LOULÉ

Imprimir
A Associação «Os Barões» situada na Nave do Barão Freguesia de Salir em Loulé, celebrou hoje, 19 de novembro, o seu 21º aniversario.

O aniversário da Associação celebrou-se com um almoço que teve casa cheia, com a presença de cerca de centena e meia de associados e convidados, onde não faltou a comida tradicional típica de uma matança de porco. Também se aproveitou a ocasião para celebrar o São Martinho, e este ano o Presidente da Associação, Joaquim Guerreiro, aproveitou este dia para inaugurar uma pequena Biblioteca integrada nas instalações da Associação, a que deram o nome a titulo póstumo de “Maria da Conceição Guerreiro”, antiga professora da Nave do Barão.

A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, assim como Júlio de Sousa, Diretor Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia de Salir, Deodato João, o Diretor-Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, José Graça, entre outros.

Depois do corte simbólico da fita realizado por crianças residentes na localidade, que convidaram os adultos a aderir à iniciativa, foi dada a palavra à filha da Homenageada, Madalena Batista, que emotivamente agradeceu terem-se recordado de uma mulher que, não só orientou no ensino primário muitos dos ali presentes como deixou uma marca de humanidade.

Como filho da terra, José Graça, recordou momentos felizes da infância, garantindo que “haverá certamente muitos professores ao longo das nossas vidas, e uns marcarão mais que outros e por bons e menos bons motivos, mas certamente que, para a maioria de todos nós, o professor mais marcante será sempre o professor ou professora da primária”.

Deodato João, destacou a presença de tantos jovens filhos da terra referindo o dinamismo da Associação “Os Barões” que atravessa um dos melhores momentos da sua existência.

Vítor Aleixo, enalteceu a iniciativa referindo o apoio da Câmara Municipal na melhoria da sede e na instalação da Biblioteca, mencionando ainda o dinamismo da Associação com destaque na captação de tantos jovens neste evento.

Joaquim Guerreiro, como Presidente da Associação, realçou e agradeceu a participação de todos na entreajuda constante em prol da associação e afirmou que “esta biblioteca será para todos, queremos que aqui se reúna toda a família e que todos tenham atividades para se ocuparem, desde leitura de livros, acesso à internet, pequenos workshops, dança, música, espaço para os mais pequenos com brinquedos para todas as idades”.

Agradeceu também todos os donativos que proporcionaram a instalação daquela biblioteca, assim como o apoio da CML que permitiu a aquisição de alguns computadores, material informático e mobiliário.

Durante as celebrações, ocorreram alguns cantares espontâneos do GrupoCoral da Casa do Alentejo com sede em Albufeira.
São muitas a iniciativas que ocorrerão até ao final do ano, entretanto estão expostas algumas fotos antigas onde familiares e amigos poderão reconhecer os seus ascendentes na época do ensino primário na única escola que existia naquela localidade.

         DEVEMOS AGRADECER À DIRETORA DA VOZ DE LOULÉ A NOTÍCIA.
Este momento bem sucedido só foi possível graças a uma equipa fantástica que matou o "porquinho" no dia anterior e aos cozinheiros Marieta e Mestre António e à equipa de apoio, que contou como habitualmente com a eficiente coordenação do Manuel Rosa. 


eSTATA
cAS
d





​Por: ND

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.