Uma janela aberta para o mundo
No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.
terça-feira, 6 de agosto de 2013
CHAMA-LHE UM FIGO
O Figo, fruto generoso típico do Algarve, comido fresco no verão ou seco ao longo de todo o ano, está hoje menos presente devido à diminuição dos pomares de figueiras na região.
A Ciência veio dar nova relevância a este fruto da dieta mediterrânea, confirmando as suas propriedades antioxidantes e medicinais (para a tosse, dores de garganta, infeções da boca e combate às baterias orais).
Desde sempre foi considerado um fruto muito energético, utilizado pelos atletas no Jogos Olímpicos da Grécia antiga e recomendado a grávidas, mulheres na menopausa, a crianças, a pessoas em convalescença, com anemia ou fadiga, devido ao seu elevado teor em cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio.
Tem um elevado poder energético mas surpreendentemente também pode ser utilizado para curas de emagrecimento.Comendo dois ou três figos frescos antes da refeição vai reduzir imenso o apetite e como é rico em fibras, protege ainda o intestino e tem uma função laxante.
FIGOS COM BICHO? Havia aqui na Nave um ditado antigo muito engraçado... " olha-se para o cu do figo...se o estiver aberto é porque os bichos já saíram e se tiver fechado... é porque ainda não entraram". E dito isto lá iam os figos inteiros sem qualquer hesitação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.