Uma janela aberta para o mundo
No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.
domingo, 25 de agosto de 2013
ALGARVIO ou ALGARAVIO?
Ainda segundo os apontamentos de Frei João de S. José , os habitantes do Algarve chamavam-se algaravios e com o passar do tempo, na gíria popular passou a ser mais utilizado o termo algarvio, mas ainda hoje não se considera errado o uso do termo mais antigo.
Para o bem e para o mal o algarvio ou a algarvia é sinónimo de falador(a), tagarela, loquaz.
Algarviado quer dizer difícil de entender e algaraviada uma mistura confusa de vozes.
Apesar da homogeneização e da descaracterização cultural provocada pela massificação promovida pelos poderosos meios de comunicação social, o Algarve e os Algarvios continuam a ser uma região e um povo singulares.O futuro a nós pertence. Saibamos preservar as nossas raízes, cruzando tradição e progresso, reinventando a nossa futura identidade cultural.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.