Uma janela aberta para o mundo
No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.
sábado, 27 de julho de 2013
ROSA ALBARDEIRA - AINDA EXISTE NA NAVE DO BARÃO
A Rosa Albardeira é uma planta ornamental, da família ranunculaceae, com um período curto de duração da flor, no início da Primavera.
Cresce nos lugares pedregosos e sombrios do barrocal algarvio e na zona de Monchique, pode atingir 40 cm de altura, tem flores cor lindíssima de rosa púrpura e estames numerosos e amarelos ao centro.
Devido às alterações do habitat, nomeadamente o abandono do pomar típico do barrocal à base de alfarrobeira, amendoeira, figueira e oliveira corre o risco de figurar entre as espécies autóctones em vias de extinção. É uma planta medicinal com propriedades anti-espamódicas e vasoconstitoras. Utilizavam-se as raízes e a flor mas não era aconselhável a mulheres grávidas. As sementes são venenosas.
Na Nave do Barão ainda há alguns nichos cada vez mais raros, na vertente sul, menos exposta do sol e geralmente debaixo de alfarrobeiras e azinheiras. Antigamente era também utilizada para fins decorativos mas desde que foi considerada uma planta em extinção,o residentes deixaram de ter essas práticas.
Para eventuais visitantes estrangeiros publicamos o texto equivalente em Inglês.
Western Iberian Peony
Plant from the Ranunculaceae Fammily.
Plant till 40 com high. It,s vry ornamental but with a short duration of the flower. It blooms from March till June.
It gnows in stony places of the barrocal and Monchique.
Adaptação do livro Plantas do Algarve, edições Afrontamento
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.