Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ALGARVE INTERIOR QUE FUTURO?

Preocupados com o declínio  do interior do Concelho de Loulé, com a crescente desertificação, abandono e envelhecimento reuniram no dia 25 de julho, na Nave do Barão 23 participantes insatisfeitos mas unidos na vontade de contrariar esta tendência que se acentua dramáticamente.



João Ministro, um dos participantes neste encontro publicou recentemente no Algarve Informativo um excelente artigo inconformista que nos desafia a avançar nesta luta pela defesa e revitalização do interior  "O momento é agora. A oportunidade é única. Como vulgarmente se diz no seio da astronomia, «os astros estão alinhados». E, como tal, sendo a ocasião rara, tem ser aproveitada. As circunstâncias que ditam hoje importantes mudanças ao nosso estilo de vida e que irão orientar os modelos de desenvolvimento das sociedades no futuro próximo, focam, directa ou indirectamente, os territórios do interior (ou de baixa densidade) com particular relevância, sob vários desígnios e perspectivas, sejam de natureza ambiental, económico, social ou cultural."

Este pequeno "movimento de semeadores da esperança" vai ter sequência no encontro a realizar no dia 29 de Agosto, em Alte, na Escola Profissional de Alte. visando uma reflexão, partilha de vivências, saberes e inquietação numa perspetiva que poderemos considerar de "advocacia social". Unidos pelo interior, pelas suas gentes e pelo futuro de quase dois terços do território do concelho de Loulé, envolvendo as freguesias de Ameixial, Alte, Salir. União de freguesias de Benafim, Tôr e Querença.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.