Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

ADVOCACIA SOCIAL PELO DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR








CONSTITUIR UM GRUPO MISSÃO PARA O ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR

O problema da desertificação do interior, do abandono e envelhecimento de uma parte significativa do território tem merecido a atenção de sucessivos governos, que produziram programas, aprovaram legislação e até foi criada há quatro anos uma Unidade de Missão para a Valorização do Interior, mas a realidade das pessoas que vivem e trabalham nestas zonas de baixa densidade não tem sofrido mudanças visíveis.



Durante as campanhas eleitorais autárquicas este tema é recorrente e nas últimas eleições, realizadas em 2017 no concelho de Loulé, foi até celebrado um acordo entre os candidatos ao executivo camarário para criar um grupo de missão. Na sequência deste compromisso e passados quase três anos o então candidato pelo PS, Vitor Aleixo e atual presidente da Câmara convidou-me a avançar com a ideia e apresentar uma proposta ao executivo camarário.

  


Não devemos ignorar que desencadear este percurso neste momento pode vir a coincidir com o processo eleitoral autárquico previsto para o terceiro trimestre de 2021, mas se conseguirmos reunir pessoas e instituições de diferentes sensibilidades políticas e áreas de intervenção poderemos evitar eventuais aproveitamentos partidários. Como recomenda a sabedoria popular “mais vale tarde do que nunca”.



A necessidade de estudar, de elaborar um plano estratégico que aposte na valorização e revitalização de dois terços do território do nosso concelho, continua atual e é urgente mobilizar energias e vontades para identificar problemas, inventariar recursos e potencialidades, mas sobretudo gerar dinâmicas endógenas para a participação da cidadania por esta causa.




Para fazermos uma reflexão livre, aberta e plural vai realizar-se na Nave do Barão, no dia 25 de Julho, pelas 16h,na sede da Associação “Os Barões”, na Nave do Barão/Salir, uma sessão com um grupo de cidadãos preocupados com esta situação e que têm, pelo seu saber e experiência, contributos válidos para a transformação desta preocupante realidade social, cultural, social e económica.






 Esperamos contar a participação dos protagonistas que vão estar presentes nesta sessão e daremos aqui  conta das ideias partilhadas. Para mais esclarecimentos pode usar o mail  joansarmento@gmail.com ou o telemóvel 962638117.




Sem comentários:

Enviar um comentário

A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.