O Buraco Negro agora fotografado é um gigante poderoso com perto de 100 milhões de quilómetros, maior ainda que todo o nosso Sistema Solar.
Ao centro podemos ver a mancha negra do Buraco Negro com uma força de atracão poderosíssima sobre toda a matéria que absorve e lateralmente nas imediações, mas a distâncias astronómicas, uma coroa de luz indiciando a elevada temperatura neste lugar distante do universo.
Imagem do Buraco Negro |
Galáxia M87 |
Esta grande vitória da ciência e tecnologia veio confirmar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, que há cem anos previu a existência de buracos negros no universo, a partir do impacto que essa colossal massa teria no movimento das estrelas.
Einstein, o maior cientista do século XX, curiosamente foi motivo de preocupação dos seus pais porque só começou a falar aos cinco anos e foi um aluno com baixas notas a Matemática, que seria mais tarde a disciplina que o ajudou a descobrir e fundamentar a sua teoria revolucionária.
Albert Einstein |
A importância desta descoberta, além de confirmar os estudos de Einstein e de Stephen Hawking, sobre a deformação do espaço-tempo, e abre novas perspetivas para o conhecimento do misterioso universo onde, num pequeno planeta azul periférico a vida foi possível.
Stephen Hwking |
Sem comentários:
Enviar um comentário
A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.