Salgueiro Maia |
O que aconteceria se a rádio não tivesse transmitido as músicas que serviram de senha para o início das operações …
.se por qualquer motivo imprevisto o Paulo de Carvalho não entoasse o Depois do Adeus ou o Grândola Vila Morena do Zeca fosse censurada na rádio...
. se Otelo fosse preso ou tivesse um acidente no caminho para a central de transmissões na Pontinha…
. se o cabo José Alves Costa não tivesse desobedecido ao brigadeiro Junqueiro Reis que mandou disparar artilharia pesada sobre os homens comandados pelo corajoso capitão Salgueiro Maia…
. se a tripulação da fragata Gago Coutinho tivesse obedecido às ordens do comandante Seixas Louçã (pai de Francisco Louçã) para disparar sobre os revoltosos sitiados no Terreiro do Paço…
. se o discurso de Francisco Sousa Tavares (pai do Miguel de Sousa Tavares), feito a pedido de Salgueiro Maia, não tivesse o efeito tranquilizador junto da população que se aglomerou no Largo do Carmo para assistir às operações…
. se o dono do restaurante onde trabalhava Celeste Martins não fechasse o restaurante e não lhe tivesse oferecido os cravos vermelhos que tinha encomendado para comemorar o primeiro ano do seu estabelecimento…
. se Marcelo Caetano não tivesse exigido como condição para a sua rendição, transmitir o poder ao marechal António Spínola…
Francisco Sousa Tavares |
Sem comentários:
Enviar um comentário
A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.