Na mitologia antiga dos povos nórdicos ou mediterrânicos o número 13 aparece associado ao azar à má sorte e esse prenúncio ainda está presente no imaginário coletivo.
No Tarô a carta número 13 representa a morte e nos povos nórdicos conta-se que houve um banquete com 12 deuses convidados e que, Loki, o espírito do mal, apareceu sem ser convidado, armou zaragata e numa briga terá morto Balder, que era um deus favorito destes povos.
Na última ceia de Cristo terão sido treze os que partilharam a mesma mesa, tendo Cristo sido crucificado e morto num dia 13 do calendário judaico e Judas que o traiu, ter-se-à suicidado.
Foi numa sexta 13 de Outubro de 1307 que o Rei de França, Philip IV, em cumplicidade com o Papa Clemente V, prendeu, torturou e condenou à morte a poderosa ordem militar dos Templários, acusados de traição à Igreja.
Em Portugal o visionário Rei D. Dinis, que deve ter recebido também orientações papais para o extermínio dos Templários, teve a lúcida decisão de transformar, a Ordem do Templo, perseguida na Europa, na Ordem dos "Cavaleiros de Cristo", que foram os grandes impulsionadores dos descobrimentos portugueses.
Apesar desta mística negativa em relação às sexta-feiras 13, algumas localidades promovem celebrações exotéricas neste dia, como acontece de norte a sul de Portugal, em Vinhais, Montalegre, Braga, Porto, Leiria e Loulé.
foi queda do avião que levava a equipa uruguaia de rúgbi nos Andes, foi numa sexta-feira treze de 1972
e ainda recentemente em Paris ocorreu também numa sexta-feira treze de Novembro os ataques
terroristas que mataram 130 pessoas e feriram cerca de 400.
Mas porque surge o pobre gato preto associado a esta mística malfazeja?
O gato preto, desde tempos remotos, está associado a uma simbologia maléfica, conotado com
feitiçaria, sendo mesmo um dos símbolos da bruxaria. Durante a Idade Média os gatos pretos
chegaram a figurar na lista negra da Inquisição, por serem considerados, imagine-se... hereges.
E os pobres gatos foram mesmo alvo de perseguição e extermínio.
Sem comentários:
Enviar um comentário
A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.