Fotografia do Sol em Agosto de 1973 enviada pelo satélite Skylab |
Curiosamente o Centro de estudos Geográficos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, veio de certo modo avalizar com estudos científicos esta crença popular.
Segundo esta crença Agosto tirava o dia 1 para ele e até o dia 12 arremedava os restantes meses do ano. Assim o dia 2 teria uma manhã seca e fresca imitando o mês de Janeiro do próximo ano, o dia 3 antecipava o mês de Fevereiro, o dia 4 tempo húmido e seco com algumas nuvens, o dia 5 seria primaveril com possibilidade de chuviscos (Abril àguas mil), o dia 6 equivaleria a Maio, o dia 7 a Junho, o dia 8 a Julho, o dia 9 a Agosto, o dia 10 a Setembro, o dia 11 a Outubro, o dia 12 a Novembro e o dia 13 a Dezembro. Agosto tiraria o dia 14 para ele, iniciando-se as caniculares no dia 15 com Janeiro e por aí adiante até ao dia 26, que fecharia com Dezembro, tirando Agosto os restantes dias para ele.
Esta mitologia pode ter sido iniciada na Babilónia, apropriada pelo gregos e mais tarde pelos romanos, mas as mudanças climáticas observadas nos últimos milénios e a alteração do calendário Juliano, introduzido por Júlio César 46 anos a.C,, feita em 1582 pelo Papa Gregório XIII, não permitem fazer uma transposição para os nossos dias.
Super Lua de Agosto |
Interessante, mas a se verificar isto o próximo ano será de muito pouca chuva
ResponderEliminar