quinta-feira, 22 de agosto de 2013
FONTE BENÉMOLA - O JARDIM DE ÉDEN NO ALGARVE
“Das margens da Ribeira de Benémola, rompe uma fonte sob uma íngreme rocha, deitando tão grande porção de água e com tal ímpeto e violência, que chega a cortar a própria ribeira e vai buscar a margem fronteira”
Ataíde de Oliveira – 1905.
O Jardim de Éden, o paraíso de onde se imagina que Adão e Eva foram expulsos, devido ao pecado original, fica situado nas freguesias de Querença e Tôr, e foi rebatizado de Fonte da Benémola, um local de rara beleza. Perto da aldeia típica de Querença, a Fonte Benémola é uma das maravilhas da natureza ainda pouco conhecida. Aqui se conserva a vegetação original do Barrocal e a abundante fauna que aqui mora está relacionada com a água que perdura durante todo o ano, onde com alguma paciência se podem avistar várias espécies e entre elas a lontra.
As águas da Fonte Benémola sempre tiveram uma feição divinatória, por isso eram muitos os habitantes da região, entre eles os baronenses e baronesas, que montados do seus burricos iam beber estas águas frescas e cristalinas. E de lá traziam religiosamente nos alforges ou escangalhas, barris ou cântaros cheios do precioso líquido, que era bebido com devoção para cura de determinadas doenças.
Para quem gosta de caminhar, existe no local um percurso pedestre, devidamente assinalado, que permite usufruir plenamente deste magnífico recurso natural.
Sem comentários:
Enviar um comentário
A diversidade de pensamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Deixe aqui o seu testemunho.