Uma janela aberta para o mundo


No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

sexta-feira, 29 de março de 2019

EM JEITO DE HOMENAGEM A TERESA SARMENTO


ADEUS TIA TERESA
 
Está aqui connosco mas partiu
Para lugar incerto ou improvável
Onde crentes no celestial destino
Desenham imaginários idílicos
De um universo cósmico promissor
Onde as almas levitam sem pecado
E habitam com Deus e os Anjos
Na paz e amizade universal.
Não sei se me consegue escutar
Tia minha, querida madrinha
Ensaio o diálogo impossível
Neste tempo de dor e luto
Deixa em nós mágoa e tristeza
Misto de mágoa e espanto
Nesta inesperada despedida.
Porque morrem as mães
Quando tanto amor têm para dar
E filhos e netos delas tanto precisam?
Porque morrem pessoas boas,
Incansáveis, trabalhadoras
Que com o seu jeito de ser
Tornam o mundo melhor?
Nunca saberemos explicar
Estes mistérios insondáveis da fé
Mas guardaremos para sempre
Na efemeridade das nossas vidas
Na eternidade que a memória consente
Um lugar especial de ternura
Povoado de infinitas saudades
Da pessoa amiga, fraterna e solidária
Que tivemos a sorte de conhecer
E partilhar vivências, sonhos e inquietações.

Adeus minha tia …
Até sempre Teresa Sarmento


domingo, 24 de março de 2019

O V FESTIVAL FOI UM SUCESSO

O júri do concurso foi dirigido pelo Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve que contou com um elenco de especialistas representantes da Associação de Escanções de Portugal, da Associação IN LOCO e da Confraria dos Enófilos do Algarve. Os vinte cinco vinhos analisados foram testados com critérios bastante rigorosos e só oito foram escolhidos para ser premiados, por terem atingindo os sessenta pontos, definidos como valor mínimo de classificação.
Os oito melhores vinhos foram apresentados pelos viticultores Joaquim Nogueira (1.º), José Raul(2.º), Pedro Almeida (3.º), José Luís(4.º), Mário Roflim(5.º), António Martins(6.º), José Manuel(7.º) e Hélder Martins(8.º).
O artesanato e os produtos regionais estiveram presentes com oito bancas na Feira de Artesanato e a toada do canto alentejano animou o V Festival do Vinho na Nave do Barão, que encerrou em Noite de Fado com fadistas e músicos da região.
Na sessão de entrega de prémios a presidente da União de Freguesias de Benafim, Tôr e Querença, o vice-presidente da Junta de Freguesia de Salir e o presidente da Câmara Municipal de Loulé felicitaram a Associação "Os Barões" por esta iniciativa que mereceu o apreço e reconhecimento pelo sucesso deste V Festival.
É legítimo valorizar o empenho dos corpos sociais e de uma equipa de voluntários muito empenhados que sem esquecer a importância dos apoios concedidos pela Câmara Municipal de Loulé, pela Junta de Freguesia de Salir e pelos patrocínios da União de Freguesias de Benafim, Tôr e Querença e das Juntas de Freguesia de Ameixial, Alte, São Sebastião e São Clemente.
Não devemos ignorar a importância da divulgação feita na comunicação social regional junto de residentes nacionais e estrangeiros, que com a sua presença contribuíram para  que este acontecimento cultural e vitivinícola.
Esta experiência bem sucedida é incentivo para novos desafios e mostra que o recurso ao voluntariado e à cooperação pode proporcionar eventos socialmente significativos, vencendo o isolamento e o estigma da interioridade.
Nem tudo terá sido perfeito, haverá certamente aspetos a melhorar e desta vez até estava  assegurado pela CMLoulé o transporte gratuito para pessoas que tivessem dificuldade de deslocação ou que quisessem evitar o controlo de brigadas de trânsito, como aconteceu na IV edição.
Para o ano há mais se tivermos vida e saúde para renovarmos este compromisso com os bons vinhos do Algarve.
Terminamos com a célebre frade de  Marcos Cícero com mais de dois mil anos mas muito atual  
Os homens (tal como as mulheres acrescentamos) são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.




quarta-feira, 20 de março de 2019

BOA NOTÍCIA ... TRANSPORTE ASSEGURADO PARA O V FESTIVAL DO VINHO

ATENÇÃO AMIGOS DE BACO... NO V FESTIVAL DO VINHO TEMOS TRANSPORTE PARA IR BUSCAR E LEVAR os visitantes entre as 12h e as 18h. Os interessados das freguesias vizinhas podem combinar o transporte através dos telefones 289489753 ou 962638117 e assim evitar multas ou acidentes... Transporte carrinha de 9 lugares cortesia da Câmara Municipal de Loulé