Video recolhido na Fonte Benémola no dia 19 de setembro
Uma janela aberta para o mundo
No desafio complexo da comunicação, este blogue pretende ser um observatório do quotidiano de uma aldeia do Barrocal Algarvio, inserida no coração da Serra do Caldeirão, acompanhando os ritmos e ciclos da vida em permanente transformação.
Mas também uma janela aberta para a Aldeia Global mediatizada com os seu prodígios e perplexidades.
São bem vind@s tod@s os visitantes que convidamos a deixar o seu contributo, enriquecendo este espaço de encontro(s) e de partilha com testemunhos, críticas e sugestões.OBRIGADO PELA SUA VISITA! SE TIVER GOSTO E DISPONIBILIDADE DEIXE O SEU COMENTÁRIO.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
MARTIM PESCADOR-O GRANDE FINGIDOR
terça-feira, 8 de setembro de 2015
UM CASO DE AMOR À ORNITOLOGIA
Nestes tempos de hiper-mediatização dos pequenos e grandes acontecimentos à escala global, somos diariamente invadidos na nossa privacidade pelas tragédias humanas e ambientais, que parecem apostar num tipo de jornalismo negro, criando em nós sentimentos depressivos de medo, de desalento, de descrença na condição humana. É por isso tão importante contrariar estes panorama sombrio, difundindo nos meios que dispomos uma visão mais positivista, dando visibilidade aos inúmeros acontecimentos anónimos interessantes e aos exemplos altruístas, que homens e mulheres que semeiam esperança, por vezes em terrenos pouco fecundos, sem ficarem à espera reconhecimento ou de apoios oficiais.
Hoje partilhamos com os nossos leitores um caso exemplar de GENEROSIDADE, uma das tais sete virtudes, em que "a pessoa ou animal tem quando acrescenta algo ao próximo*,
Aqui bem perto, na Fonte Benémola, uma espécie de Éden em pleno barrocal algarvio, há duas décadas, que um homem apaixonado pela natureza e pela ornitologia, desenvolve a atividade de anilhagem científica de aves, desenvolvendo com rigor e perseverança,em quase todos os sábados, um trabalho meritório de investigação sobre as aves migratórias e residentes, recolhendo os elementos que fornece semanalmente o Instituto de Conservação da Natureza.
Esta atividade amadora, que noutros países europeus é feita por equipas profissionais, imprescindível para o recenseamento das aves residentes, o conhecimento dos fluxos migratórios, ao estudo da evolução da avi-fauna local, nacional e internacional, é assegurada em Portugal por pouco mais de uma dezena de aficionados da ornitologia.E pasme-se, os apoios do ICN resumem-se ao fornecimento dos vários tamanhos de anilhas numeradas, utilizadas, para servirem de fonte de informação e pesquisa em futuras capturas, em qualquer local do globo.
Durante todo o ano, aos sábados, o Sr. Marques, proprietário do Café Aquário em Faro, vem no seu automóvel, sozinho ou com uma pequena equipa de colaboradores, armar pelas três ou quatro horas da madrugada, armar as redes invisíveis para os pássaros, onde ficam presos os exemplares que irá investigar. Após a captura as aves são colocadas com cuidado em sacos opacos onde ficam a aguardar a sua vez para serem estudados, medidos, pesados e anilhados. Com grande profissionalimo e um imenso conhecimento adquirido em percursos de autoformação e pela sua já longa experiência, tudo fica registado numa grelha que será enviada para o ICN em Lisboa.
É simplesmente fascinante assistir a toda esta atividade e ouvir as sábias palavras partilhadas, porque o Sr, Mateus é um excelente comunicador e pedagogo, E sobretudo é tão gratificante saber que há pessoas assim que protagonizam causas nobres, investem o seu tempo e recursos materiais, sacrificando o seu descanso e lazer, acrescentando anonimamente conhecimento e contribuindo para a preservação das aves que captura e desta nossa casa comum...MATER NATUREZA.
Bem hajam os Mateus do nosso contentamento, que merecem todo o nosso reconhecimento.
Partilhamos imagens das diferentes fases do processo, recolhidas no dia 29 de setembro.
Pequenos corações a palpitar nos sacos |
Subscrever:
Mensagens (Atom)